2º Ano realiza estudo de campo para encontrar a Sequência de Fibonacci na natureza
A turma do 2º Ano realizou um estudo sobre a Sequência de Fibonacci como pontapé inicial para a Aula 8 do Projeto Kinesys: Onde vivemos - Terra, e realizou um trabalho de campo muito interessante no terreno do Colégio.
A Professora Susana Lazzarotti, regente da turma, apresentou aos alunos imagens da natureza e obras de arte que contém a sequência para introduzir o tema.
Os alunos observaram imagens de flores, ondas do mar, galáxias, girassóis, caracóis, furacão, a obra “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci. A professora, estimulando-os a pensar, perguntou o que observaram de comum entre as imagens e eles foram relacionando, relatando...
Foi aí que refletiram que existe a Matemática na natureza, mas que nem todos conseguem ver, como o matemático Fibonacci conseguiu, observando uma regularidade nos padrões, fazendo a sequência onde a soma dos números anteriores forma o número seguinte: 0, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21...
Os alunos foram fazendo a sequência e, pela lógica, já que os números são infinitos, chegaram à conclusão que ela também é.
Depois de tudo isso, saíram procurar a sequência pela escola e encontraram-na nas pétalas de algumas flores, nos galhos de árvores... As crianças buscaram também em casa e trouxeram para a escola. Um aluno encontrou a espiral, que é baseada na sequência de Fibonacci, outro encontrou no pelo do seu cachorro.
“Com movimentos como estes, o estudo tem mais significado para as crianças, fica “palpável”, próxima à sua realidade. A partir da sequência de Fibonacci iniciamos o estudo sobre diferentes sequências, inclusive criando outros padrões para os colegas encontrarem”, contou a Professora Susana.