Sistema de Avaliação
AVALIAÇÃO POR PORTFÓLIO
A avaliação por portfólio foi a forma adotada desde o início das atividades do Colégio Logosófico em Chapecó, em 2002, e é realizada na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.Esta avaliação configura tanto um modo de ensinar, quanto um modo de avaliar, porque a avaliação não é uma atividade separada do ensino.Ao abrir o portfólio do primeiro trimestre do ano e analisá-lo junto aos portfólios subsequentes, observam-se os avanços e necessidades da criança, fotos, gravações, suas produções e respostas de aprendizagem nas diferentes linguagens. Por meio da observação e do registro de falas da criança, seja pela professora ou pelos relatos dos pais, ficam impressos no portfólio as primeiras descobertas, hipóteses de escrita e sua lógica infantil diante de um mundo que a cada dia vai se tornando mais conhecido.Nesta perspectiva, muito mais que itens que mostram o desenvolvimento da criança, a avaliação por portfólio documenta de forma significativa sua trajetória escolar e parte de sua história de vida.
POR QUE A OPÇÃO POR PORTFÓLIOS?
- Atende aos pressupostos que fundamentam a Pedagogia Logosófica, a missão e os objetivos do Colégio Logosófico;
- respeita e estimula a individualidade da criança, dando relevância às suas aptidões, diferenças e características psicológicas e culturais;
- propicia o envolvimento e participação da família no processo de ensino. Os familiares são parceiros da aprendizagem, um dos aspectos orientados pela Pedagogia Logosófica;
- oportuniza um contexto onde a criança pode pensar e sobre ideias e fazer relações com os conhecimentos que adquiriu também fora da sala de aula;
- encoraja a criança a refletir sobre seu próprio trabalho, os aspectos que superou ou os que ainda precisa avançar;
- incentiva desde cedo na criança o gosto pelo estudo, fazendo com que se sinta parte do cotidiano escolar;
- possibilita, pelo seu processo, a prática da pesquisa, estratégia de ensino muito utilizada no Colégio. Até mesmo as crianças de dois anos experimentam com suas professoras e seus pais as primeiras noções de pesquisa;
- constitui-se numa fonte de pesquisa. É comum nossos alunos utilizarem seus portfólios para buscar informações e compreensões em projetos de trabalho realizados no mesmo ano ou em anos anteriores;
- favorece o trabalho com as múltiplas linguagens, modelos disciplinares (interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, transdisciplinaridade), projetos de trabalho, estratégias de leitura e outros;
- representa um recurso valioso nas entrevistas com os pais;
- proporciona conhecimentos e habilidades aos professores por meio da prática da observação e registro escrito;
- configura-se como uma alternativa de avaliação que tem apresentado bons resultados no cotidiano educacional.
E O BOLETIM?
De acordo com a Proposta Político-Pedagógica (PPP), as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental são avaliadas também de forma quantitativa. Além do Relatório Narrativo contido no portfólio, entre as produções encontram-se os exercícios avaliativos, as provas e atividades de recuperação e até o boletim com as notas e frequência que obteve nos quatro bimestres. A média anual do aluno deve demonstrar um aproveitamento de 75% no mínimo.