O 9º Ano resgata memórias na aula de Português
Abordar sobre o gênero memórias é abrir portas para reviver lembranças de cunho coletivo ou pessoal que mexem com nossa sensibilidade, pois convidam à recordação, por meio de fotos, objetos, memória, um fragmento de vida.
Para iniciar o estudo com o gênero memória, que faz parte do componente curricular de Língua Portuguesa do 9º Ano, a professora Juliete Ilha Partichelli, regente da disciplina, primeiramente separou algumas de suas memórias de infância, para compartilhar com os alunos, compartilhando com a turma objetos e cartas que representam, contam um pouco de sua história.
Em seguida, os pais dos alunos foram convidados a participar da atividade, separando uma caixa com mimos, roupinhas, objetos, fotos e uma carta afetuosa que pudesse despertar nos adolescentes algumas memórias vividas em família.
A professora organizou, na sala, um espaço aconchegante, com objetos antigos, brinquedos, essência de bebê e uma música sensível. Assim, os alunos foram convidados a rememorar as lembranças da família, inicialmente, cada um abrindo a sua caixa de memórias, tomando contato com os objetos trazidos e em seguida socializando algumas memórias, rindo, se emocionando, com muito afeto.
Por fim, os alunos fizeram um registro escrito de algumas memórias a fim de eternizá-las.