A turma do 4º Ano faz um filtro caseiro
O estudo do recurso natural água, na turma do 4º Ano, permitiu a realização de diversas reflexões acerca do momento que a região oeste de nosso estado está vivendo: a estiagem.
Como cada um pode colaborar neste momento? Quais ações podemos realizar para evitar o desperdício de água? Como podemos fazer o reuso da água? Como cuidar desse recurso tão precioso? Como obter água potável e, assim, preservar a saúde e evitar doenças?
Com o objetivo de ampliar o senso crítico e a reflexão dos alunos sobre o manejo correto dos recursos naturais, os alunos do 4º Ano, sob orientação das professoras Kelly C. Zick, Amanda Popiolski e Jéssica Kriki construíram um filtro caseiro, relacionando o experimento com uma das etapas de tratamento de água, realizada em uma Estação de Tratamento de Água (ETA).
Com uma garrafa PET, algumas camadas de cascalho grosso, cascalho fino, cerâmica, areia grossa, areia fina, tecido e algodão, os alunos produziram o filtro. E para comprovação, neste filtro colocaram água do lago do Colégio com aparência suja, que saiu bem mais limpa, porém imprópria para o consumo por ainda conter microrganismos.
A partir da construção do filtro caseiro, as professoras apresentaram aos alunos uma analogia, recurso usado pela Pedagogia Logosófica, levando os alunos a refletir, por meio de perguntas, sobre quais “filtros” eles têm instalado ou que ainda precisam instalar em suas mentes para protegê-las de pensamentos que atrapalham a convivência, a própria evolução e não colaboram para serem melhores. Uma tarefa difícil, mas altamente recompensadora!
A atividade foi muito dinâmica e cheia de aprendizados!