Infantil 4 A inicia projeto de estudo: “Brinquedos e brincadeiras: brincar e aprender!”
A turma do Infantil 4 A iniciou um projeto de estudos com o tema “Brinquedos e brincadeiras: brincar e aprender”. O projeto surgiu da observação das professoras sobre os interesses dos alunos, levando em consideração o quanto gostam de realizar brincadeiras diferentes e divertidas.
De acordo com o ensinamento de González Pecotche “Quem pensa nessa criança e a contempla através de suas recordações, observando-a em suas brincadeiras, em seus pensamentos, em suas inclinações e em sua inocência, verá quanto tem que aprender com ela e quanto lhe deve; mais ainda: quanto deveria conservar daquele pequeno ser para que hoje, grande em tamanho e em idade, lhe seja permitido experimentar, ao menos, algumas daquelas inocentes, porém, gratas sensações que brindaram à sua vida as melhores horas”.
Assim, ao brincar, a criança se diverte, recria e interpreta o mundo em que vive. A professora Mirian M. Garcia, regente da turma, ressalta: “Brincar juntos reforça laços afetivos e colabora na convivência e interação entre os colegas e professoras”.
E para iniciar a temática, o brinquedo escolhido foi a peteca.
Qual a história do surgimento da peteca? Quem já conhecia? Como se brinca?
As professoras apresentaram aos alunos como surgiu o brinquedo e mostraram os diferentes tipos de peteca existentes, feitas com palha de milho, com penas, plástico, entre outros modelos...
As crianças confeccionaram uma peteca, orientadas pelas docentes e a brincadeira no pátio verde foi muito divertida!
Uma atividade que poderia ser corriqueira, mas que, com a observação docente, foi possível ir além da brincadeira, ampliando os conceitos de amizade, de colaboração, de conciliação, cada um superando a si mesmo no momento da confecção do brinquedo e ao brincar.