O 5º Ano tem uma aula de Ciências na Floresta Nacional de Chapecó
O 5º Ano teve uma aula de Ciências na FLONA (Floresta Nacional de Chapecó), um passeio planejado a partir do estudo sobre as áreas de conservação e preservação ambiental.
Sendo assim, as professoras Kamila P. Pavi e Camila Devite organizaram a atividade para todos conhecerem este espaço, localizado tão próximo e tão rico em conhecimento. A tarde ensolarada contribuiu para tornar o passeio ainda mais especial!
As crianças interagiram com os guias que orientaram a turma na atividade, esclarecendo as dúvidas e compartilhando seu saber. Uma oportunidade de avistar algumas espécies animais e vegetais que não conheciam, como o bicho-pau, cogumelos e o pinus, “uma árvore exótica” em nossa região e não “nativa” como a araucária.
“Profe, o que mais me surpreendeu, foi saber que os macacos-prego que vivem ali, as fêmeas, no caso, mostram os filhotes para as pessoas, como uma forma de proteger o grupo todo de macacos e que eles (os macacos) têm um guarda para avisar quando algum ser humano está se aproximando”, manifestou o aluno Francisco S. Costella.
Já o aluno Guilherme da Rosa Dallagnol relacionou o assunto de uma das aulas sobre tecnologias com a atividade na floresta: “Profe, eu levei o meu relógio e vi que nós caminhamos mais de 9 mil passos!”
Para a Professora Kamila, a atividade cumpriu com o objetivo de aproximar a teoria da prática e ainda contribuiu para ampliar o vínculo afetivo entre alunos e professoras. Uma vivência como esta fortalece os laços entre professoras e alunos.
“Os alunos puderam ter a noção da dimensão da Floresta Nacional de Chapecó, algo que tínhamos calculado em sala de aula e também, compreender na prática porque a Floresta é uma área de conservação e não de preservação. Foi uma alegria vê-los observando e registrando os recursos naturais que encontravam e achavam diferentes, como folhas, cogumelos, galhos, sementes, pinhas...” relata a professora.