Estudo sobre escala e planta baixa amplia os movimentos mentais e a vinculação na turma do 4º Ano
Ao estudar sobre os objetos de conhecimento de escala e planta baixa, a turma do 4º Ano, das professoras Kelly C. Zick, Amanda Popiolski e Jéssica Kriki, foi estimulada a realizar um passeio pelos espaços do Colégio, observando e registrando os elementos fixos que observamos durante o trajeto.
Na sequência, os alunos foram desafiados a construir uma simbologia para cada elemento. Para isso foi necessário definir critérios para avaliar os símbolos a serem usados. Depois, cada criança construiu seu mapa do trajeto utilizando os símbolos pré-estabelecidos.
Na segunda etapa, os alunos construíram uma planta da sala de aula, ressaltando a importância do uso da escala. Para isto, realizaram a medição da sala de aula e de alguns objetos selecionados.
A partir da planta da sala de aula, uma nova etapa: a construção em grupos de uma maquete, refletindo sobre as diferenças entre uma planta, em que o espaço é representado em duas dimensões (largura e comprimento) e a maquete, em três dimensões (largura, comprimento e altura).
Para a construção das maquetes da sala de aula, foi utilizada a mesma escala da planta baixa, explorando o conceito de proporção, assim como também, as formas geométricas, diferenciando cada forma, observando semelhanças e diferenças, classificando em poliedros e não poliedros. No estudo, as crianças recordaram dos conceitos de: faces, arestas e vértices. E também as planificações de cada figura e as relações dos sólidos geométricos com objetos do cotidiano.
Foi gratificante observar os movimentos mentais que a atividade permitiu nos grupos: a divisão de tarefas, a atenção nas medidas, a preocupação em representar a realidade de forma proporcional e o resultado foram lindas representações! A convivência é uma grande oportunidade de completar a si mesmo e colaborar com o semelhante.