Clube de Ciências movimenta a turma do 5º ano
A turma do 5º ano está vivendo neste ano uma nova experiência para a escola: o Clube de Ciências, um projeto muito especial, realizado semanalmente, com os objetivos de despertar nos alunos o interesse pela Ciência e pela pesquisa científica e torná-los mais aptos para o aprendizado de matérias científicas; familiarizar o aluno com trabalhos bibliográficos, de laboratório e de campo; valorizar a iniciativa e criatividade de cada clubista; desenvolver o trabalho em equipe estimulando o exercício de conceitos como colaboração, respeito, responsabilidade, iniciativa; promover a integração entre as áreas de Ciências, bem como entre alunos e comunidade escolar.
Orientados pelas Professoras Kamila Pavi e Camila Devitte, na primeira etapa do projeto os alunos refletiram sobre a frase: “Para pensar como um cientista” e, a partir dela, estudaram as etapas de um trabalho científico: observação, levantamento da questão, problema, hipóteses, experiências, resultados, conclusão e divulgação. Todos estes aspectos serão vividos dentro do clube.
Em seguida, os alunos escolheram o nome do Clube de Ciências: "Infinitus", que significa infinito. “São infinitas as possibilidades de aprendizagem!”, explicou a Prof. Kamila, entusiasmada! E ainda desenharam o logo com um vagalume, que simboliza o conhecimento iluminando o mundo - e as asas do vagalume são o símbolo do infinito.
Uma ótima analogia, não é mesmo?
O Clube iniciou no mês de março e está gerando muitos estímulos na turma desde então!
“O Clube de Ciências tem um Estatuto, que esclarece os objetivos do clube, o que faremos, o papel de cada um, direitos e deveres dos clubistas. Também fizemos a eleição da diretoria”, esclareceu a professora regente da turma.
A diretoria é composta por um Presidente, Vice-presidente, Secretária e Monitores, e é flexível, podendo mudar durante o ano e nos anos seguintes.
Com tanto movimento, os alunos estão vibrando e sugeriram que fossem feitas camisetas, ideia que foi aceita. A camiseta tem o nome e logo do clube, logo da escola e o nome de cada aluno.
“Ficamos felizes ao observar que as crianças participaram de todo o processo de construção do Clube e agora que está ‘prontinho’ (sabemos o que é um clube, sua organização, estatuto, nome, logo e diretoria), estamos iniciando o primeiro estudo: sobre os vaga-lumes! Um estudo que está envolvendo toda a turma. E na sequência, aprenderemos mais sobre os cogumelos (interesse que surgiu durante o passeio na Floresta Nacional de Chapecó). É muito bom constatar que a integração das áreas do conhecimento acontecem de forma tão ativa na turma!”, conclui a professora Kamila.
Vocês sabiam que existem cerca de 2000 espécies de vaga-lumes no mundo? E a turma vai descobrir muito mais! Aguardem, que logo vão compartilhar o que aprenderam.