Infantil 5 aprende com os girassóis
A partir do estudo da pergunta “Por que o sol brilha?” os alunos do Infantil 5 estão vivendo uma linda experiência com girassóis, desde o seu plantio até o seu desenvolvimento e crescimento.
“Aprendemos que o Sol brilha por causa da fusão nuclear que acontece nele: juntando dois átomos de hidrogênio forma-se um átomo de hélio. Observamos que a palavra girassol rima com a palavra sol, e partindo disso, no mês de abril, a turma plantou 110 sementes de girassol em um canteiro”, relatou a Professora Carina Dalla Nora, regente da turma.
A espera pelos girassóis foi vivida intensamente! As crianças observavam as plantas para ver se haviam mudanças, se estavam crescendo e se desenvolvendo.
-Profe, sabe por que o nome dessa planta é girassol? É por que ela gira em torno do sol, captando a luz dele!
-O girassol que eu plantei na minha casa já está crescendo, está maior do que o da escola.
Ao retornar para a escola após o recesso de julho, uma surpresa aguardava a turma! Um canteiro de girassóis recepcionava a todos na entrada da escola:
-Profe, o girassol cresceu!
-Nosso girassol tem flores!
-Eu vi abelhas nos nossos girassóis.
Os alunos vibravam ao recordar do processo que acompanharam. As professoras estimularam a observar como deu-se o processo nesta passagem de tempo, como os girassóis estavam antes e após o retorno da turma para a escola.
No início de agosto os girassóis estavam lindos, porém a turma observou que uma chuva forte fez com que começassem a se despetalar com antecedência. Como uma forma de registrar essa experiência, as professoras realizaram uma atividade onde cada criança fez uma fotografia dos girassóis, registrando o seu olhar sobre esse momento.
A experiência ainda não culminou, pois quando os girassóis secarem farão a estimativas de quantas sementes poderão colher, fazendo a imagem analógica que quanto plantamos o bem, ele pode se multiplicar e espalhar muitas porções de bem para as outras pessoas.