Alunos do Infantil 5 aprendem sobre a lampreia
A personagem Dora Científica recebeu de um aluno do Infantil 5, das professoras Susana Lazzarotti, Eliane Pires e Adriana dos Santos, o desafio de pesquisar sobre a lampreia, também conhecida como 'peixe vampiro'. Ao retornar às aulas após o recesso de julho, a turma do Infantil 5 recebeu a visita da personagem, que apresentou as curiosidades sobre este peixe diferente.
Ao entrar na sala, Dora observou que os alunos haviam crescido de tamanho e perguntou: “Vocês cresceram só de tamanho durante as férias?” As crianças começaram a pensar e alguns dedinhos já se levantaram: “Crescemos em pensamentos” (Laura Nascimento Pavan) ; “Em cuidar do mano” (Bernardo Bet); “Nas atitudes” (Leonardo Balsini Rossi), e assim iniciou a aula, movimentando as faculdades da inteligência.
No desenvolvimento do tema, as professoras observaram que a cada informação recebida os olhinhos se arregalavam e não saiam da tela em que eram projetadas as imagens sobre o animal. As crianças manifestavam suas dúvidas e inquietudes, colaborando para que a aula se tornasse ainda mais dinâmica e estimulante.
Algumas manifestações dos alunos:
“O que é primitivo?” (Cecília Pasquali Schäfer).
“Ele é gosmento?” (Eduardo Romanini Galinna)
“Eu vi em um vídeo que a lampreia grudou em um tubarão” (Guilherme Goto)
Ao finalizar a aula, Dora perguntou: “Podemos aprender com o peixe lampreia?”. As crianças concluíram que podemos aprender sim, que não devemos ser iguais à lampreia que precisa de outro peixe para sobreviver, mas devemos fazer o que precisa ser feito sem esperar que o outro faça por nós. Outra conclusão: precisamos tentar muitas vezes antes de solicitar colaboração, “como por exemplo, abrir o suco no momento do lanche”, relatou a professora Susana.
Para finalizar a aula, a turma foi brincar na área verde... Brincar de quê? A aluna Cecília Schaeffer teve uma ideia: “Vamos brincar de lampreia e tubarão? As lampreias correm atrás do tubarão e quando pegar fica com as mãos dadas ao tubarão”. Ideia aceita! A turma se dividiu em dois grupos: uns eram as lampreias e outros os tubarões. E assim a turma segue aprendendo, com estímulo e alegria!