Infantil 2 aprende sobre processos com o cultivo de ervilhas
Neste segundo semestre as turmas do Infantil 2A e 2B viveram uma linda experiência: o plantio de ervilhas na horta da escola.
A intenção foi proporcionar de maneira simples e clara a compreensão de aspectos importantes para a vida, fazendo a relação do conteúdo cientifico com o mundo interno.
“Através das analogias conseguimos ensinar de maneira viva o que queremos que aprendam! As crianças se encantam com a natureza e é uma forma maravilhosa para estimular o aprender, com alegria e vontade, assim surgiu o movimento do plantio das ervilhas na horta.”, relatou a Professora Debora A. B. da Silva, regente do Infantil 2B.
Todo o processo foi realizado junto às crianças, desde o preparo do canteiro, o plantio das sementes, regar, observar a importância da chuva e do sol... Usando cada oportunidade para refletir sobre a importância desses dois fenômenos naturais para a vida, assim como também para as ervilhas.
As turmas acompanharam diariamente o canteiro, cuidando dele, recordando da gratidão aos pais, professores que cuidam e colaboram todos os dias, cuidando de nossa vida física, externa, como também de nossa vida interna, sentimentos e pensamentos.
As famílias também foram convidadas a acompanharem o plantio, observando. Os dias foram passando, o plantio sendo observado de pertinho!
A alegria no rostinho das crianças ao verem os primeiros pontinhos verdes na terra, depois as primeiras folhas, flores brancas lindas, as vagens e as ervilhas. Inspirados no exemplo da natureza, as turmas dividiram com as famílias a colheita.
Ao culminar a experiência, as docentes refletiram com os alunos que “em nossa vida, precisamos passar por processos, alguns mais curtos outros longos, algumas vezes mais fáceis, outras mais difíceis, para colhermos os resultados. E seguimos sempre aprendendo, crescendo e nos superando a cada dia, em dias de sol e dias de chuva!”