Trânsito: precisamos falar sobre isso
Na semana especial da Biblioteca, recebemos o Engenheiro de Trânsito da Prefeitura Municipal de Chapecó e Mestre em Gestão da Mobilidade Urbana, Eduardo Luís Festa. Esta atividade foi pensada buscando relacionar o concurso de cartas dos Correios/2023, cujo tema foi o trânsito, com a necessidade de cada vez mais, falarmos sobre isto.
O mês de maio está próximo e, neste ano a campanha Maio Amarelo tem como tema “No trânsito, escolha a vida”.
Eduardo trouxe vários aspectos relacionados ao assunto, de modo amplo e também de forma específica, com o foco em nosso município. Para ele, o trânsito é feito de pessoas e, sendo assim, nosso papel é de termos educação, respeito, paciência, tolerância, prudência, obediência, ordem e bondade; contribuindo para que o mesmo seja mais seguro e tranquilo.
Em relação às necessidades de nosso município, ele apontou algumas: a construção de mais ciclovias, melhora da sinalização, construção e manutenção das calçadas, mais iluminação nas ruas.
Também tivemos a oportunidade de compartilhar com o conjunto a leitura de duas cartas selecionadas para o Concurso de cartas dos Correios! Os alunos selecionados foram Valentina Trindade Heinen e Enzo Tessari Balbinott, ambos alunos do 9º ano.
“Finalizamos a atividade mais conscientes do papel que cada um desempenha no trânsito e a importância de cumprirmos com as regras, colaborando para a construção de um espaço mais seguro e tranquilo”, avaliou a Bibliotecária Sandra Franciscatto.
A seguir, trechos das cartas selecionadas:
[...] Mas se a sociedade tivesse cada vez mais pessoas com superpoderes, não necessariamente com poderes extraordinários, mas somente com o poder da empatia, do amor, do afeto, do carinho, então haveria cada vez mais super-heróis no nosso mundo, cada vez mais super-heróis que ajudem as crianças no trânsito, cada vez mais super-heróis como eu. É como dizem, nem todo super-herói usa capa, certo irmão? Às vezes, tudo que um super-herói precisa é de um chapéu, um colete, um apito e uma placa de sinalização. (Enzo Tessari Balbinott)
[...] Mãe, você acha loucura eu propor para a prefeitura um projeto obrigatório de aulas semanais sobre segurança no trânsito? Seria quase como uma matéria semanal no ensino fundamental um para que crianças de todas as escolas do município pudessem aprender tudo sobre como se portar perante situações que venham acontecer nas estradas durante o dia. Quem sabe se for um sucesso não possa virar algo nacional? Ou até mesmo mundial? (Valentina Trindade Heinen)