Estudo sobre áreas de conservação e preservação gera estímulos nos alunos do 5º Ano
A turma do 5º Ano realizou um ciclo de estudos que gerou muitos movimentos mentais nos alunos e ainda possibilitou um passeio na Floresta Nacional de Chapecó.
A cada aula, um novo conceito foi trabalhado: Ambiente, Meio Ambiente, o que são áreas de conservação, e áreas de preservação? Qual a diferença? Quais são as áreas de preservação e de conservação em Chapecó, Santa Catarina e Brasil?
A turma conheceu algumas localidades do Brasil e em Santa Catarina, até chegarem à FLONA – Floresta Nacional de Chapecó, observando fotos do local, as espécies de animais e vegetais presentes neste espaço, seu tamanho, seu objetivo e como funciona.
Cientes do passeio que realizariam até lá, visualizaram pelo Google Maps o trajeto da escola até lá, fazendo uma estimativa de tempo para chegar ao destino.
No final de março, a turma viajou até Guatambú, SC, onde localiza-se a FLONA.
Para a Professora Kamila Pavi, regente da turma, “Foi uma alegria observar as crianças no passeio: o entusiasmo em passear com os amigos, em conhecer um espaço que estudamos, caminhar em meio à natureza, observar com atenção e ver que o que estudamos foi encontrado naquele espaço...”
Pelo caminho, as crianças comentavam:
“Profe, olha! Uma aranha!”
“Olha, aqui tem resina!” (Referindo-se à resina dos pinus, árvore que estudamos em aula).
“Que cogumelo lindo!”
“Uma pinha com pinhões!”
“Será que é uma pegada de puma ou gato-do-mato?”
“Encontrei uma joaninha!”
“Eu gostei de saber sobre os macacos. Eles derrubam as pinhas antes dos pinhões estarem bons e eles têm uma espécie de ‘guarda’ que avisa os demais macacos quando alguém estranho chega”, manifestou o aluno Davi U. Sguissardi.
“Me chamou atenção que havia um cemitério com mais de 200 anos lá. E provavelmente era de pessoas que viviam nessa região”, falou o aluno Arthur V. Caraça.
Para o aluno Augusto T. Valente, “É importante termos áreas como o da Floresta Nacional de Chapecó para ‘preservar as árvores nativas e animais da nossa região e também para as pesquisas científicas”.
Relacionando à temática, a Professora Kamila fez uma analogia sobre como conservar/preservar pensamentos bons, virtudes e ainda, como proteger a mente dos pensamentos "intrusos", refletindo com a turma sobre as defesas mentais.
O resultado do estudo? “Nosso coração cheinho de alegria e a mente recheada de conhecimentos e ricas vivências!”, avaliou a docente.