Estudo sobre ecossistemas desperta o interesse nos alunos do Infantil 4!
A turma do Infantil 4A está ampliando os estudos sobre os conceitos de flora, fauna, seres vivos e seres não vivos, e descobriu que ecossistemas são conjuntos de seres vivos e suas características são formadas pelo ambiente natural em que vivem.
Ao observarem fungos se formando em alguns potes de feijão, que haviam plantado, as crianças questionaram: “Profe, o que é aquela sujeirinha preta no algodão?”
Aprendemos então que os fungos são pequenos organismos vivos que realizam relações vitais de reprodução por si mesmos. Realizamos uma experiência com mamão, e observamos os estados de decomposição. Após alguns dias, muitas manifestações foram surgindo: “Profe, o mamão mudou de cor”, “O que é esse algodão cinza em cima do mamão?”, “Que cheiro ruim é esse?”.
O conhecimento foi se ampliando e a turma passou a observar nos troncos das árvores os fungos, que se desenvolvem devido à umidade.
Foi proposto também observar o crescimento do bolor de um pão com o passar dos dias: “O pão está cheinho de pontinhos pretos, são os fungos crescendo”. A turma ficou surpresa ao descobrir que os fungos no fermento do pão colaboram no processo do seu crescimento.
As crianças colocaram a “mão na massa”: queriam saber se poderiam enxergar os fungos se mexendo na massa. Descobrimos que não, pois existem os fungos unicelulares, que não são vistos a olho nu, chamados de leveduras. Foi preciso irmos até o laboratório para observar no microscópio estes pequenos organismos.
Fazendo uma analogia com o que a turma aprendeu sobre os fungos, as professoras fizeram uma reflexão: Será que ocorre algo semelhante aos pensamentos? De espalhar o que não é bom?
“Quando estou com a minha casa mental bagunçada”;
“Quando brigo com os colegas”;
“Quando fico emburrado ou me queixando”;
“Quando eu não chego feliz na escola”;
“Quando eu não como o meu lanche”;
“Quando eu não empresto o brinquedo”
Na roda de conversa, observamos nos alunos muitos movimentos mentais sobre essas situações e a turma sugeriu uma maneira de estar atentos aos pensamentos, trocando os pensamentos que não são bons, como os mandões, de birra, falta de vontade, pelos pensamentos que colaboram para nosso bem: colaboração, amizade, boa vontade, entre outros.