Infantil 3A aprendendo sobre alimentação saudável e equilibrada
Com o objetivo de estimular nos alunos o gosto por uma alimentação equilibrada, as professoras Mirian M. Garcia e Gabriela Broetto, do Infantil 3A, têm realizado diversas atividades de reflexão e prática sobre o tema.
Quais alimentos proporcionam uma refeição equilibrada e saudável? As crianças foram estimuladas a observar no almoço em família e identificar se o prato estava equilibrado e se não estivesse, o que estava faltando.
Em conjunto, a turma identificou as características de cada estação do ano e percebeu que algumas frutas e legumes são mais frequentes em determinada estação. Após essa reflexão, a fim de estimular a colaboração e o trabalho em grupo, os alunos realizaram uma atividade de desenho e colagem.
As professoras apresentaram para a turma obras de arte de Giuseppe Arcimboldo, artista que pintava quadros maneiristas de esculturas humanas feitas com plantas, legumes, verduras, frutas, livros e uma infinidade de objetos para construir figuras humanas. Ele pintou uma série de quatro quadros, cada um representando uma estação do ano: https://abra.com.br/artigos/conheca-as-quatro-estacoes-de-giuseppe-arcimboldo/. A turma gostou muito de conhecer seu trabalho e também criou suas obras usando legumes!
Um desafio foi cada criança trazer para a escola duas frutas preferidas, onde mostraram para os amigos e construíram juntos um gráfico das frutas, trabalhando questões matemáticas, identificando os nomes das frutas, as quantidades, as preferências, e outros aspectos. Neste dia o lanche foi especial: piquenique de frutas, compartilhando com os amigos.
Estimulando a oralidade, cada criança apresentou quais são os seus legumes e verduras preferidos e pesquisou sobre os nutrientes, vitaminas e o porquê fazem bem para o nosso corpo.
Uma atividade muito especial foi criar um restaurante na sala de aula, com buffet onde foi servido arroz, feijão, carne em molho, saladas e legumes, e ainda um suco de laranja com frutas colhidas no pomar. As crianças deram o nome de “Restaurante delicioso” e para se servir, pagavam seu almoço e suco, com notas de dinheiro (de brincadeira) somando os valores e entregando o dinheiro para o “caixa” (R$ 8,00 almoço e R$ 2,00 suco).
Atividades como essas colaboram muito para as crianças provarem, experimentarem aquilo que não estão acostumadas, contando com o estímulo das professoras e dos colegas. “A turma realizou as atividades com muito interesse, aprendendo de forma dinâmica e alegre conceitos importantes para a saúde e para a vida!”, relatou a Professora Mirian, regente da turma.