As plantas da escola: Um pé de quê?
Algumas perguntas inquietaram os alunos do Infantil 5: “De onde veio a folha que usamos como marcador das páginas da nossa agenda? Será que é da escola? De que planta ela veio?”
E assim surgiu a aula sobre: “As plantas da minha escola - um pé de quê?”.
Fez parte do estudo, a observação de uma variedade de plantas do ambiente escolar: a turma aprendeu nomes científicos, suas características e classificações.
O conhecimento ampliou mais ainda ao ouvir da Professora Stefani De Bettio Nesi, de Educação Ambiental, a explicação sobre as partes de uma planta, suas características e importância para a vida de todos os seres vivos. Assim como conhecer quais são os tipos de árvores que tem na escola.
“Observamos e aprendemos elementos para nossa vida ao acompanhar o processo de uma semente, que até então era um ser não-vivo, mas com um potencial dentro de si para germinar, brotar e seguir seu curso. Agora, um ser vivo”, relatou a Professora Aline M. Barella, regente da turma.
E como cada criança vive este processo em sua vida?
As professoras diariamente estimulam e valorizam o esforço de cada um ao realizar uma tarefa, ser valente, enfrentar e superar os desafios…
A escola, para a Pedagogia Logosófica, é um campo de pesquisa e estudo. Nela, é possível ampliar vivências nas diversas situações de aprendizagens, aproximando a turma do Infantil 5 da Natureza, possibilitando a cada aluno pensar, aprender e a sentir-se parte dela.