5º Ano descobre a história através da culinária
Ao culminar as aulas sobre o Sistema Digestório e a Nutrição do organismo, a Professora Kamila Pavi, regente do 5º Ano, propôs uma tarefa aos alunos e pais. Isso mesmo, aos pais!
A proposta era que pais e filhos conversassem sobre as memórias de infância relacionadas à culinária, fazendo assim, a união dos tempos: qual era o prato mais “querido”? Quem preparava? Havia uma data especial para ele ser feito? Além disso, o convite era preparar o prato para desfrutar com a família e posteriormente, viver um piquenique na escola!
“Foi lindo de ver! As crianças relatando com alegria as histórias da infância dos pais e comentando sobre o preparo do prato junto à família ”, manifestou a Professora Kamila.
“Profe, meu pai contou que era feito uma espécie de pão doce – o nome era alemão, mas eu não sei pronunciar -, e nele tinha um açúcar caramelado. Ele e os primos, nem almoçavam direito no domingo só pra comer o pão e raspavam a forma onde tinha o resto do açúcar”, relatou o aluno Maurício Pedroso Dieterich. A aluna Jordana Dariff Jahnel também contou que: “Minha mãe disse que o prato que ela lembra não tem nada de mais, mas que recorda com carinho da infância dela, que é o pão com margarina e açúcar em cima. Depois de brincar muito, chegar em casa, tomar banho e comer pão caseiro com margarina, era o momento preferido dela”.
As famílias ainda fizeram registros sobre o tema e foi muito especial fazer a leitura com a turma.
“A valorização destas memórias afetivas na culinária, remetem também sobre cultura e identidade, destacando a importância de preservar não apenas as receitas, mas também as histórias que elas carregam. Em tempos de mudanças rápidas, redescobrir essas raízes é uma forma de resgate e pertencimento”, destaca a professora, que ainda acrescenta: “A atividade proporcionou que cada família pudesse preparar, mais do que uma simples receita, mas que essa se transformasse em memória afetiva e colaborasse no fortalecimento dos vínculos, propiciando momentos de afeto e colaboração”.
O piquenique na escola foi um sucesso! Cada prato servido foi como um álbum de recordações, nos quais os sabores oportunizaram momentos especiais, aliados às histórias que as crianças compartilhavam sobre o mesmo.