Infantil 2A realiza atividade do “Colaborador do dia”
Uma atividade muito significativa realizada na turma do Infantil 2A, na qual as professoras podem observar, analisar de pertinho as características, gostos, necessidades, preferências e conhecer melhor a individualidade de cada criança, é a atividade do “Colaborador do dia”!
Desde o retorno das férias de julho, as professoras propuseram situações estratégicas, preparando as crianças para esta atividade que é muito importante.
Diariamente, o aluno colaborador do dia é escolhido por sorteio. Todos precisam aprender a esperar a sua vez, exercitando responsabilidade e autonomia, realizando pequenas e significativas atividades, colaborando com os professores e os colegas.
Além de todos esses aspectos, também é realizado o “desafio do colaborador”, momento no qual são desafiados a realizar uma ‘atividade/brincadeira’, demonstrando e fortalecendo o que aprenderam dos conteúdos estudados. Por exemplo: atividade com cores e formas; descobrir de quem é a sombra; escrever seu nome da maneira como sabe; fazer um desenho de si mesmo, ressaltando o quanto estão crescendo, entre outros desafios.
Ao final do dia, a criança registra em um desenho como se sentiu sendo a colaboradora.
Nesta fase, precisa ficar claro para as crianças que algumas coisas ainda não competem a elas realizar e são os adultos que estão na condução.
“Junto a esta atividade, podemos trabalhar sobre os limites e a disciplina inteligente. Contamos e dramatizamos uma história com esse tema: ´Grande ou pequena?´, de Beatriz Meirelles, para que identifiquem o que cada um já pode fazer e o que não pode fazer ainda”, explicou a Professora Débora, regente da turma.
Ao fim da aula, cada colaborador leva uma tarefa para, em família, identificar no que eles ajudam em casa, estimulando ainda mais a vontade de colaborar, de ter iniciativa e bastar-se a si mesmo. Além de demonstrar como são capazes de fazer muitas coisas e também serem gratos pela ajuda no que ainda precisam de colaboração.
Com esta atividade diária, as crianças vão compreendendo que cada pessoa, seja da família, da sala de aula, tem algo para ensinar e aprender, independentemente da idade ou tamanho! E é muito interessante observar o retorno das famílias, as manifestações de como as crianças estão se esforçando em observar o mundo que os rodeia e onde podem colaborar, sendo ativos.