Infantil 3B realiza atividade sobre o livro “Colecionando conhecimentos com o João do Urso Filho” da Jaqueline M. Zolet
A turma do Infantil 3B, das professoras Eliane Aparecida Pires e Ana Talia Eckert Spengler, realizou atividades muito especiais a partir do Projeto Literário com o tema “Colecionando conhecimentos com o João do Urso Filho”, trabalhando o livro do mesmo nome, de autoria de Jaqueline M. Zolet.
O lançamento do projeto foi uma caça ao tesouro nos espaços externos da escola, onde as crianças, com lupas, procuravam por algo que não era frequentemente observado nestes ambientes. No pátio verde, não foi encontrado nada, no estacionamento também não, mas então uma criança avistou algo inusitado, próximo à trilha das águas…
“Uma árvore com livro!”
“Será que os livros nascem em árvores?”
A turma chegou mais perto e encontrou o tesouro: uma árvore com livros da história do João do Urso Filho, de Jaqueline M. Zolet. Ali mesmo foi proposta uma leitura compartilhada das imagens desta linda história.
Outro momento que marcou o projeto foi a visita da autora Jaqueline Mioto Zolet na sala de aula. As crianças puderam fazer perguntas sobre a vida da autora e curiosidades sobre o João do Urso Filho, personagem principal da história: “Por que tantas girafas desenhadas neste livro?”, “Por que que algumas girafas têm ‘curativos’?”, “Quem foi que desenhou os desenhos dos livros?”.
Depois desta conversa, as crianças ganharam um autógrafo e um afetuoso abraço da autora.
Para fechar a semana intensa, as professoras organizaram um acampamento literário, com a contação da história do livro, realizada pela Bibliotecária, Professora Sandra. As crianças contribuíram, trazendo mantas e travesseiros para tornar a atividade mais real e ainda, participaram de uma oficina de lanternas, onde decoraram o recipiente e descobriram, com muita alegria, que ela tinha luz de verdade.
“Assim, iniciamos o projeto literário da turma, despertando nas crianças o amor ao estudo e a busca pelo conhecimento, cultivando virtudes que colaboram com este processo de construção de saberes. Logo, estaremos dividindo mais experiências sobre este tema”, relatou a Professora Eliane, regente da turma.