2º Ano estuda a evolução do relógio e reflete sobre o conceito de Tempo
A partir do tema Tempo é vida, a turma do 2º Ano estudou sobre os tipos de relógios existentes, sua origem e evolução. Na sala de aula, as professoras Lediana Duarte e Claudinéia de Souza estimularam os alunos com poesia, trava-língua, vários questionamentos e curiosidades sobre o relógio e o conceito de tempo.
Nessas aulas, que ocorreram durante o 2º e o 3º trimestre, muitas reflexões foram feitas: “Por que algumas vezes o tempo parece que demora a passar e em outros momentos, ele passa tão depressa?”, “Como podemos aproveitar bem o tempo?”, “O que é tempo eterno?”, “Como surgiram os diferentes tipos de relógios e como cada um deles funciona?”.
As crianças foram divididas em grupos e, em casa, com a colaboração da família, cada equipe estudou, planejou e pensou em uma forma de apresentar aos colegas o que aprenderam sobre a evolução dos relógios.
Na data marcada, os alunos chegaram preparados! Trouxeram cartazes, maquetes, apostilas e alguns até vestiram-se de acordo com a vestimenta da época em que o relógio pesquisado foi inventado.
Ao fim das apresentações, a gratidão e o reconhecimento aos criadores dessa grande invenção da humanidade, pela sua persistência, paciência, trabalho... A aluna Lívia Enzweiler Bierende (8 anos) manifestou: “Foi um grande desafio, porque eles ficaram séculos tentando. Se para a gente foi difícil fazer uma maquete, imagina para eles que não tinham nenhum modelo.” Sua colega de trabalho, Isadora Ramos Dalponte (7anos) completou: “Eles não tinham um molde para inventar.”
Esse estudo será apresentado na 10ª Feira do Conhecimento.