Unidade Chapecó realiza 10ª Feira do Conhecimento
Conhecimento, afeto e superação são palavras que traduzem o que foi vivido na 10ª edição da Feira do Conhecimento, desde a abertura - com uma inesquecível homenagem aos professores realizada por aproximadamente 100 ex-alunos - até o encerramento. Em cada sala de aula, todos puderam aprender um pouco mais sobre as Notáveis invenções da humanidade!
A roda foi a invenção estudada pelo Infantil 1, que proporcionou aos visitantes entrar em um trem, passando por um túnel do tempo e descobrir diferentes maneiras que a roda pode ser aproveitada.
Nas salas do Infantil 2 A e 2 B, foi apresentada a reflexão sobre a importância da Fotografia para a recordação e uma bela oportunidade para registrar o momento em família através de uma máquina fotográfica instantânea.
Depois de pesquisar, refletir, questionar e pensar, os alunos e professoras do 4º Ano apresentaram as várias formas de utilização da internet: sua criação; as redes sociais; a relação com a vida interna do ser humano; avatares; emotions; lugares do Brasil que não têm acessibilidade; benefícios e perigos no uso da internet... O acesso ao blog da turma, Logotec, foi um dos destaques.
Ao entrar no espaço do Infantil 5, a oportunidade de aprender sobre duas grandes invenções: os números e o telefone. Os alunos também se tornaram inventores e desenvolveram protótipos do telefone do futuro. Entre tantos conhecimentos, a turma e os visitantes puderam refletir que há coisas que são mensuráveis e outras imensuráveis.
“Cheiro salgado, gosto perfumado e olhar cantado: vem sentir conosco?” Ouvir, perceber através do toque da pele, sentir cheiros e sabores, olhar... A turma do Infantil 3A proporcionou aos visitantes a oportunidade de explorar as sensações que cada sentido desperta, como as luvas sensoriais.
Inspirados na obra de Júlio Verne, A volta ao mundo em 80 dias, o 6º Ano encontrou a possibilidade da realização de situações de aprendizagem relacionadas à aventura, escrita, viagens e conhecimento de novas culturas e lugares, conectando as aventuras de Verne a outras literaturas, como A Odisseia, de Homero e a invenção do GPS. Os alunos pesquisaram ainda sobre 10 invenções do século XIX que mudaram o mundo: Comida enlatada (1810); Locomotiva (1813); Cirurgia plástica (1814); Máquina de costura (1830); Máquina analítica (1835); Código morse + telégrafo (1835); Fotografia (1837 – 1839); Papel higiênico (1857) Telefone (1876); Cinematógrafo (1895).
Por que o ar sai para a gente respirar? Por que o coração bate mais rápido quando a gente corre? Por que os ossos mexem? Por que a gente tem pensamentos? Essas e outras perguntas muito curiosas, foram abordadas pela turma do Infantil 4.
Os alunos do Infantil 3 B desenvolveram estudos sobre os óculos, a visão e a observação, com o projeto Por trás destes óculos, uma turma genial!
O espaço e os astros fascinam o ser humano desde os primórdios da humanidade. Muitas pesquisas, dedicação e investimentos foram realizados em função deste objetivo. A turma do 1º Ano apresentou em sua sala de aula o que aprendeu sobre oceanógrafos, astronautas, arqueólogos e outros exploradores e seus Universos.
O 3º Ano também apresentou suas descobertas sobre este tema, abordando os eclipses, as nebulosas, os satélites, os cometas, asteroides, buraco negro e outros detalhes do espaço. Uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos e, ainda, ampliar a gratidão ao Criador do Universo.
O 2º Ano mostrou ao visitante seu estudo sobre o relógio e suas reflexões sobre a passagem do tempo: “Por que algumas vezes o tempo parece que demora a passar e em outros momentos, ele passa tão depressa?”, “Como podemos eternizar os momentos?”, “Como surgiram os diferentes tipos de relógios e como cada um deles funciona?”
Na sala do 5º Ano, os visitantes encontraram o Museu da Lâmpada. Os visitantes foram surpreendidos com histórias de grandes mentes que perpetuaram seu pensamento genial através dos tempos.
O Colégio ainda organizou um espaço para troca de livros, doações de armações de óculos e descarte de lâmpadas, pilhas, baterias de celulares...
Em torno de 1.000 pessoas circularam pelas salas de aula, aprendendo e interagindo com alunos e professores. Um dia para ficar na história!