Infantil 1 vivencia com alegria o período de adaptação
A turma do Infantil 1, das professoras Daniele Reinke Streicher, Eliane Pires e Daiana A. do Nascimento, está experimentando um período de adaptação: para a maioria das crianças, essa é a primeira experiência escolar.
Para viver esse momento, todos têm a oportunidade de cultivar muitas virtudes, buscando manter um ambiente alegre e cheio de afeto.
Todos vivem esta experiência intensamente, cada momento é muito especial. Tudo é valorizado, cada tchau, sorriso, despedida dos pais sem o choro, o conseguir participar... são situações que representam superações.
As professoras utilizaram muitas técnicas para tornar o ambiente agradável e para que as crianças se sentissem confiantes. “Buscamos preparar em sala um ambiente tranquilo que transmitisse segurança às crianças. A cada dia esperávamos as crianças com bolinhas de sabão, desenhos em papel pardo, painel de texturas, cantinhos temáticos, brincadeiras com água, ‘potcheca com tinta’, passeios no espaço externo da escola, no parque, brincadeiras de esconde-esconde, músicas, histórias, um colinho de vez em quando e muito afeto diariamente”, relatou a professora regente da turma, Daniele.
A entrevista com os pais também é um fator que colabora na adaptação, pois antes de os alunos começarem a frequentar as aulas, os pais participam de uma reunião com a professora, com a coordenadora da Educação Infantil e a diretora da escola, momento vivido com cada família que propicia o conhecimento do filho em termos de saúde, de gostos e preferências.
Além disso, na sala há um aquário com dois peixes e a turma tem a tarefa de alimentá-los diariamente, observar, ouvir o som da água... Esse exercício colaborou no processo em que todas as crianças foram valentes e se superaram.