4º Ano vivencia momento especial em sala de aula
“Jéssica está se preparando para seu primeiro dia de aula. Conseguirá ela fazer amigos ou se sentirá sozinha? Depois de muito pensar, experimentou algumas maneiras de fazer amizade na escola - levou sua caixa e, de dentro dela, tirou seu ursinho, bolinhos para os colegas comerem, sua cachorrinha para brincar com eles. Mas nada foi muito eficaz. Até que, de dentro de sua caixa, surgiu algo muito especial”.
O que será que havia dentro da caixa de Jéssica?
A partir da leitura do livro A caixa de Jéssica, de Peter Carnavas, as professoras Kamila P. Pavi e Solange C. Arruda do 4º Ano, propuseram uma atividade em que as crianças poderiam colocar algo de sua própria vida dentro de uma caixa.
Além da conversa e troca de informações sobre a história, as crianças deveriam criar sua própria caixa em casa, com a colaboração da família, colocando dentro dela o que mais consideram especial em sua vida.
As apresentações para os colegas foram alegres e muito sensíveis. Foram diversos objetos que as crianças apresentaram: dentinhos que caíram, roupas de quando eram bebês, livros, sapatinhos, lembranças de viagens, brinquedos... Mas o mais especial e que não era palpável, era a alegria e o afeto explícito em cada fisionomia, em cada palavra, em cada olhar. Uma atividade para recordar!