Turma do Infantil 4B aprende sobre a função dos números nos rótulos
A turma do Infantil 4B, das professoras Aline Martinazzo Barella e Adriana dos Santos, foi estimulada a descobrir a função social dos números através de rótulos de produtos.
No momento do lanche, a professora Aline questionou se os alunos sabiam ou já haviam ouvido falar sobre os rótulos. Após serem estimulados a pensar, fazendo diferentes relações, os alunos começaram a intercambiar e chegar às suas conclusões. Uma aluna manifestou: “Professora, rótulo e rótula é a mesma coisa? A rótula é do trânsito.”
As professoras então deram uma dica: “Alguns colegas estão tomando suco. Este suco está dentro do quê? E o que a embalagem do suco contém?” Todos foram estimulados a observar e relatar.
Com isso, a turma observou e aprendeu que o rótulo serve para especificar um tipo de produto que está dentro de uma embalagem: que produto é, o peso, data de validade e de fabricação.
Ao final, um aluno manifestou: “Professora, você vai ter que explicar para os papais e as mamães sobre o rótulo, porque eles não sabem.” E como tarefa de casa, as famílias foram estimuladas a irem ao supermercado com seus filhos para aprenderem juntos e escolher um tipo de alimento para fazer em família.
“A partir dessa situação de aprendizagem, os alunos trouxeram para a sala de aula diferentes tipos de rótulos. Diversas relações foram construídas entre eles. Verificamos e aprendemos sobre as diferentes funções dos números encontrados nos rótulos”, manifestou a professora Aline.