Projeto de leitura envolve a turma do Infantil 5
A turma do Infantil 5 está lendo e “explorando” o livro Vovô Toni e a vida no sítio, de Marinelva Bonassi Machado. O primeiro contato com o livro foi a leitura das crianças pelas imagens. A turma organizou-se num círculo, deitados no chão, e cada aluno pode folhear seu livro e manifestar o que via.
Eram muitos dedinhos erguidos para contar o que estavam vendo. O que passava despercebido para um, era visto pelo colega ao lado:
“Vi um passarinho pegando um peixe”, falou Bruno Baldi, 5 anos.
“Tem uma placa na porta, escrito bem-vinda porque o vovô Toni gosta de quem vem na casa”, disse o aluno Guilherme Niec, 5 anos.
“O sol está baixo porque é de tardezinha”, observou Rafael Battistton de Abreu, 5 anos.
“O Vovô Toni está pescando”, entusiasmou-se Vicente Hermes Lago, 5 anos.
Num segundo momento, a professora regente da turma Susana Lazzarotti leu uma parte do livro onde dizia que na casa do vovô Toni sempre havia delícias no fogão a lenha. Foi o momento de experimentar alguns desses sabores – milho verde e batata doce. Que delícia sentar embaixo de uma árvore e degustar as delícias da terra!
Avançando um pouco na leitura descobriram que havia no sítio muitas flores, a maioria delas desconhecida pelas crianças. Foi o momento de lançar um desafio: Fazer uma pesquisa sobre as flores citadas no livro. Flores como: gerânios, belas-emílias, rainhas-margaridas, rosas, cravos e flores do campo foram pesquisadas. Cada criança pesquisou as características de uma flor, a época do plantio, cuidados especiais e se era necessário a semente ou a muda para plantar.
Aos chegar o dia da tão esperada apresentação a sala do Infantil 5 ficou muito colorida e perfumada com várias flores enfeitando o ambiente. O jardim do vovô Toni parecia estar na sala do Infantil 5. As crianças apresentaram suas pesquisas com alegria e conhecimento, pois haviam preparado em casa, com a colaboração da família. Que alegria quando todos trabalham juntos!
Finalizadas as apresentações foi o momento de plantar as mudas e sementes trazidas pelas crianças junto às outras flores do jardim da escola. Agora é esperar elas crescerem e seguir com a leitura dessa linda história.