Infantil 5 acampa na parte externa do Colégio
A turma do Infantil 5, sob a coordenação das professoras Susana Lazzarotti, Diana Moretto e a estagiária Stefani Bosco, vivenciou uma atividade diferente: um acampamento durante toda a tarde!
A ideia surgiu a partir da leitura da história Meu verdadeiro herói, escrito pelo Setor Juvenil da Fundação Logosófica de Belo Horizonte, na qual a família do personagem Fabinho faz um acampamento. A professora Susana, percebendo o envolvimento da turma, lançou a ideia: Que tal fazermos um acampamento na escola? A turma respondeu em uníssono: Sim!
Ideia aceita, data agendada, a preparação iniciou semanas antes. Um dos primeiros passos foi construir uma fogueira recolhendo as grimpas no terreno da escola para fazer sapecada de pinhão. Algumas famílias enviaram barracas e cada criança ficou responsável por trazer algo para dividir no lanche.
A turma aprendeu com a experiência a exercitar a paciência, pois a atividade foi adiada por duas vezes devido ao clima chuvoso. Até que um lindo dia de sol possibilitou à turma realizar o tão esperado acampamento.
Neste dia as crianças chegaram ao Colégio felizes e com muita expectativa para viverem aquele momento. Algumas barracas já haviam sido montadas no pátio da escola e outras foram montadas com eles.
Durante a tarde muita alegria, trabalho em equipe e diversão. Todos colaboraram de alguma forma: espetando linguiça para o lanche, preparando a churrasqueira, jogando lixo no lixo, procurando os pinhões da pinha... Não faltaram mãozinhas pra virar o espeto de linguicinhas. Algumas turmas e a direção da escola foram ver de perto a atividade e também participaram.
As crianças brincaram nas barracas, jogaram bola, exploraram o espaço externo do Colégio, participaram de uma gincana, enfim, se divertiram muito! Na hora do lanche todos experimentaram um pãozinho com linguiça, além de um delicioso suco de laranja. Depois as professoras acenderam a fogueira e a turma ouviu o barulho dos pinhões estourando. Outro momento especial foi experimentar o pinhão sapecado! E para aumentar ainda mais a alegria, todos se sujaram com o carvão que ficou na mão, ao descascar os pinhões.
As crianças brincaram muito e o sol convidava a aproveitar o tempo para se divertir.
“Foi um momento para guardar na mente e no coração, nas lembranças da infância, pois a maioria dos alunos ainda não havia vivido esta experiência. Observar a alegria estampada no rosto de cada um e oportunizar que as crianças ficassem mais perto da natureza foi imensurável”, relatou a professora regente da turma, Susana.
Como disse o aluno André Ciotta, de 5 anos: “Foi super, hiper, mega legal!”