Infantil 4B aprende sobre Educação Financeira desde cedo
Com o objetivo de trabalhar a função social dos números dentro do sistema monetário, os alunos da turma do Infantil 4B, das professoras Aline Martinazzo Barella e Adriana dos Santos, viveram uma semana diferente: a preparação para viver uma tarde no shopping dentro do Colégio!
A primeira reflexão foi: para ir ao cinema do shopping, para brincar em um brinquedo, para lanchar, o que é preciso ter?
As crianças perceberam que era preciso dinheiro para realizar essas atividades e para obter dinheiro, concluíram que é preciso trabalhar. As crianças então criaram adesivos e “venderam” para as turmas do Infantil 4 A e Infantil 5. Assim conseguiram dinheiro para brincar e passear pelo shopping que foi montado pelas professoras.
“Foi interessante ver a colaboração e a alegria em todo o processo, pois além de trabalhar os números no sistema monetário, queríamos refletir com as crianças sobre o valor do trabalho. Todos se empenharam muito na atividade!”, relatou a professora Aline, regente da turma.
No dia marcado, as crianças saíram com suas carteiras confeccionadas em casa com a família, após conversarem sobre como deve ser a conduta quando saímos para um passeio.
Nesse "faz de conta" a turma organizou-se em famílias e todos saíram às compras juntos, inclusive dividindo os valores entre eles. Todos dando importância ao que compravam e até fazendo economia! As crianças se colocavam em fila para pagar no caixa, dando as notas correspondentes aos valores estipulados.
Um aluno foi comprar adesivos e pegou duas cartelas, quando viu o preço disse: “Que caro!” e devolveu uma delas. Uma aluna pegou várias roupas na lojinha e quando chegou ao caixa, resolveu devolver uma parte, pois não teria dinheiro para as demais atividades que queria realizar.
“Atividades como estas enriquecem ainda mais os conhecimentos e facilitam a aprendizagem”, relatou a professora assistente, Adriana.