1º Ano aprende a fazer refrigerante caseiro
O que podemos aprender com as experiências? Talvez o maior aprendizado seja, muito além dos conhecimentos científicos, os valores de vida para cada um. Entre esses aprendizados está a paciência, pois precisamos muitas vezes aguardar um tempo para que o resultado apareça; a persistência, para tentar novamente caso a experiência não apresente o resultado esperado; trabalhar com a frustração também, quando não é possível realizá-la novamente; cultivar a alegria e a vontade de aprender, de experimentar, se desafiar, e muito, muito mais!
“Cada experiência vivida com a turma do 1º Ano traz oportunidades para vivermos e experimentarmos tudo isso!”, relatou a professora regente Sandra Franciscatto.
Desta vez, o desafio era “fabricar” um refrigerante caseiro no Laboratório. E o melhor de tudo seria que cada um colocaria a quantidade de açúcar que achasse adequada ao seu refrigerante.
O resultado? A experiência foi um sucesso! A atividade encantou alunos e professoras, pois, ao colocar o bicarbonato de sódio, o refrigerante “explodia”, como as crianças diziam! O bicarbonato em contato com o ácido do sumo do limão forma o gás comum dos refrigerantes. E a cada copo, foram muitas gargalhadas, cada aluno aguardando ansioso a sua vez!
Quer experimentar? Aí vai a receita para um copo:
- Lave bem 1 limão e esprema seu sumo em um copo. Retire as sementes.
- Acrescente a mesma medida do sumo do limão, de água gelada.
- Adoce a gosto.
- Coloque meia colherinha (chá) de bicarbonato de sódio.
- Espere “explodir!”
Beba rápido!