Infantil 4 aprende sobre os sentimentos que unem as pessoas
Dentro do projeto de estudos De dentro para fora: eu sou assim..., a turma do Infantil 4B, das professoras Aline Martinazzo Barella e Adriana dos Santos, está aprendendo sobre os sentimentos.
A proposta inicial era para os alunos começarem a observar além das características físicas dos colegas, perceberem seus sentimentos: o outro estava feliz ou triste? Como estava sua fisionomia? E observar a si mesmo: como cada um se sentia em diferentes momentos da tarde?
Como trabalhar algo que não podemos tocar, mas podemos sentir, com crianças de 4 anos de idade?
As docentes fizeram uma analogia da construção de sentimentos com a construção de um novo espaço na escola, um novo prédio.
Questionadas se sabiam o que era um sentimento, as crianças responderam: afeto, amizade, gratidão, alegria... e chegaram à conclusão de que são os sentimentos que nos unem ao outro e, embora não possam ser vistos, eles podem ser sentidos.
Mas o que é uma construção? Os alunos do Infantil 4 B entenderam que é processo de ir construindo, ligando um tijolo ao outro. As professoras apresentaram a analogia: na convivência com o outro, é como se cada um fosse um dos tijolos e os sentimentos como o cimento que liga um tijolo ao outro.
Toda a turma, acompanhada pelo engenheiro responsável pela obra, Daniel Bet e do coordenador da equipe de construção, engenheiro Sérgio Lorenzet, visitou a construção do Colégio. Munidos de capacetes de segurança, foram in loco ver como é feita uma obra, a importância da base sólida para evitar desabamentos, o valor do estudo e planejamento para a construção ficar forte e segura. Tiveram a oportunidade de “colocar a mão na massa”, construindo uma pequena parede com cimento e tijolos. Todos estavam atentos a tudo o que estava acontecendo e na tarde seguinte uma criança relatou: “Professora, eu também vou querer ser engenheiro quando crescer.”
Utilizando argila, os alunos confeccionaram tijolos, sob a orientação do professor de Arte, Eduardo Dutra, e elegeram um sentimento que querem ter em suas vidas.
O painel na porta da sala foi feito com tijolos de caixas de lenços de papel pintadas pelos próprios alunos, e a cada tijolo as crianças foram elencando e aprendendo, através de histórias da Coleção Valores para a vida, sobre alguns sentimentos nos unem ao outro, como gratidão, paciência, compreensão, alegria, entre outros.
“Observamos que em muitos momentos os alunos falavam dos sentimentos que queriam cultivar com o outro, mas não sabiam seu conceito”, relatou a professora regente, Aline.
A turma compreendeu com esta imagem analógica da construção que os sentimentos de afeto, gratidão, colaboração, e outros tantos, nos vinculam, nos unem aos outros e podem ficar “cimentados” em nossas vidas, desde que sejam cuidados.