Infantil 3A aprende sobre as plantas macrófitas
Como as plantas se alimentam, se elas não têm boca? Esta pergunta surgiu na turma do Infantil 3A enquanto acompanhava o plantio de algumas árvores no Colégio e ouviam a explicação de que a terra que estava sendo colocada se chamava adubo e serviria de alimento para a árvore.
Seria fácil responder: “Pelas raízes”, mas conhecendo a característica da turma e da faixa etária, que adora aprender e pesquisar, as professoras Luana R. Gallo e Luciana Peretti foram em busca de uma planta que mostrasse exatamente o que gostariam que as crianças soubessem.
Elas pesquisaram e descobriram uma planta que seria adequada para a observação neste estudo. Foi então que saíram com as crianças pelo terreno da escola e encontraram no lago a planta que os ajudaria a compreender: macrófita!
“Colhemos a planta, fomos para a sala de aula, os alunos tocaram, sentiram as raízes, a textura, a temperatura, apertaram, observaram as folhas e algumas macrófitas foram parar em nosso aquário. Porém, no momento de colher as macrófitas, ‘pescamos’ alguns girinos, que passaram a fazer parte do aquário e estamos acompanhando o crescimento”, relatou a professora regente, Luana.
Em outra tarde, a turma recolheu novas macrófitas para que os girinos tivessem mais alimento e no dia seguinte a irmã de um aluno contou às professoras com muita alegria, que o seu irmão, ao sair da escola no dia anterior, entrou no carro relatando que havia pegado novas macrófitas para alimentar os girinos da sala, então a mãe perguntou o que eram as macrófitas e ele respondeu rapidamente: “São plantas aquáticas!”.
Como é divertido aprender assim, pesquisando e estudando em um “laboratório natural”, observando a partir da própria natureza.