Turma do 6º Ano aprende sobre o Haicai
A turma do 6º Ano do Ensino Fundamental 2 estudou sobre a poesia e sua estrutura nas aulas de Português. Além da poesia tradicional, a professora Aline Carla Dalmutt trabalhou a poesia concreta e o haicai – poema de origem japonesa.
Esse gênero textual é muito sucinto, não tem título e consta originalmente de 17 sílabas poéticas em três versos, sendo o primeiro verso de cinco sílabas, o segundo de sete e o terceiro de cinco novamente. Os haicais japoneses falam sobre temas simples: natureza, primavera – florada das cerejeiras, verão, outono, inverno. Assim, o primeiro verso expressa algo permanente, eterno; o segundo introduz uma novidade, um fenômeno; o terceiro, e último, é a síntese.
Helena Kolody foi a primeira mulher a publicar haicais no Brasil (1941). Já, em época mais recente, Paulo Leminski traz novamente o haicai, porém adaptando-o, ou seguindo uma tendência já em voga no Brasil à estrutura do poema moderno, ou seja, sem a rima.
Guilherme de Almeida foi quem primeiro introduziu o haicai no Brasil e defende essa forma como "uma anotação poética e sincera de um momento de elite". É uma notação poética de um momento único e especial da natureza, por isso tem direta relação com a fotografia que representa um momento ímpar.
Sendo assim, cada aluno do 6º Ano retratou um momento singular e escreveu o haicai a partir da fotografia.