Turmas da Educação Infantil vivem o período de adaptação aproveitando as oportunidades
O início do ano letivo é um período que traz muitas oportunidades às turmas da Educação Infantil. Para muitas crianças esse é o começo de uma nova etapa de vida, que exige muitas adaptações e valentia. Representa assim, em muitos casos, a primeira vez em que a criança sai do universo da casa, da família, para ingressar em um novo ambiente, com pessoas até então desconhecidas, com as quais gradualmente irá formando vínculos.
Pensando nisso, a direção do Colégio e os docentes se preparam com diversas estratégias para melhor receber as famílias e atender aos alunos.
Após a matrícula do aluno, é enviado pelo correio um livro produzido pela equipe mostrando os espaços da escola. Nas últimas páginas, a ilustração mostra os pais buscando a criança na sala de aula, fazendo o “toc-toc”na porta. Ao iniciar o ano letivo a criança está mais familiarizada com aspectos importantes do cotidiano: a roda de amigos, o parque, o campo, o lanche, a hora de ir embora...
Antes de a criança começar a participar das aulas é realizada uma entrevista com os pais, a professora regente, a coordenadora pedagógica e a diretora, onde os pais apresentam aspectos importantes de seu filho, relacionados à saúde, ao desenvolvimento e à sua história.
O ambiente da Biblioteca é preparado para receber os pais e avós que acompanham esse período. Enquanto aguardam as crianças, podem trocar experiências, ler e também formar novos vínculos.
Neste período, o horário é flexível para cada criança, com menor tempo de atividades. E estas são preparadas de forma a vincular as crianças entre si, seus professores e o ambiente escolar.
Nos horários das aulas especializadas como Música, Inglês e Educação Física os professores chamam os alunos para conhecerem a modalidade através de brincadeiras e sempre com o acompanhamento das professoras regentes e assistentes, para que a criança permaneça sentindo-se segura neste espaço.
O chorinho não é incomum no momento da chegada das crianças pequenas, porém, no decorrer das tardes, todos demonstram envolvimento ao descobrir esse novo mundo!
Na hora de ir embora, ao observar o “toc-toc”dos pais na porta, percebem que a tarde na escola chegou ao fim e vão felizes ao encontro da família.