Alunos do 5º Ano constroem uma câmara escura
“Uma câmara escura é um equipamento simples que deu origem à máquina fotográfica. O funcionamento dessa câmara também é parecido com o funcionamento do olho humano.” Ciências 5, LUMINARÁ, p. 22. Ed. Ática 2016.
A turma do 5º Ano se desafiou a construir uma câmara escura. Assim como ocorre com os cientistas, a construção da câmara foi uma experiência interessante, que oportunizou mobilizar em cada um várias habilidades, conhecimentos, atitudes, além de observar o seu entorno.
“Recortar, colar, encaixar, observar não apenas o equipamento, mas as nossas necessidades e as dos colegas, colaborando com eles para que alcançassem o resultado esperado, fez parte dessa tarde de construção, que nos levou a aprender muito!”, relatou a professora Marisa Balbinot, assistente da turma.
Ao concluir o equipamento, muitos se sentiram frustrados, pois ele não funcionou como deveria. Então a professora Ana Amélia A. Bergamo, regente da turma, recordou-os de que os pesquisadores e cientistas estudam os medicamentos por muitos anos, fazem testes, refazem a fórmula... Lidam com a espera e ao mesmo tempo com a frustração de, em algumas situações, não alcançar os resultados esperados. Tudo isso faz parte do processo.
Assim, a persistência, o estudo e a vontade de atingir o resultado desejado fizeram com que a turma não desistisse. Após investigações e adequações, finalmente a câmara escura funcionou e a vibração foi geral!