Turma do Infantil 3B aprende sobre as cores secundárias realizando experiência
O Infantil 3B, das professoras Eliane Pires, Diana Moretto e Gleica Vezaro, aprendeu sobre as cores secundárias realizando experiências.
“Constatamos o quanto essa turma adora brincar e explorar as cores com tinta guache. Por esse motivo, utilizamos a técnica de misturar as tintas de cores primárias dentro do plástico e descobrir qual cor surgiria”, relatou a professora Eliane Pires, regente da turma.
Com esse movimento para misturar as cores, as professoras tinham como objetivo, além de fortalecer e aprimorar o desenvolvimento motor fino, estimular o cultivo da paciência e da suavidade, bem como a atenção e a concentração na atividade. Outro aspecto abordado foi evidenciar que não existe cor para meninas e para meninos.
A cada semana a experiência ia se desenvolvendo, sendo que quando surgia a cor secundária, as crianças diziam com entusiasmo (e quase em coro) o nome da cor até então misteriosa.
Para concluir o estudo, a turma realizou a experiência da explosão das cores. Para tal, foram utilizados leite, corantes alimentícios e detergente. Foi observado que as cores se misturam de uma forma divertida, formando manchas coloridas que se misturam em ondas. A turma adorou a experiência!
“Constatamos que, por intermédio dessas técnicas, toda a turma sabe na ponta da língua quais são as cores primárias e secundárias e o melhor de tudo: ver a alegria da descoberta através do sorriso, do olhar e da fala das crianças. Essa escola enquanto, ensina faz feliz”, registrou a professora Diana Moreto, assistente da turma.