Alunos do 5º Ano aprendem sobre as fontes de energias renováveis e sobre o consumo consciente
"A fome do saber cria o alimento da inteligência." Carlos Bernardo González Pecotche
Este é um ensinamento que mobiliza diariamente a turma do 5º Ano, que a cada dia vem se identificando mais com ele.
A turma está descobrindo muitas coisas novas pelo interesse em aprender. Foi assim que no passeio organizado pelas professoras Ana Amélia A. Bergamo e Marisa L. Balbinot, à Empresa NORD Eletric, os alunos tiveram uma ótima oportunidade de avançar no conhecimento: energia fotovoltaica, energia solar, energia eólica, energia hídrica, anemômetro, orientação solar, cisterna, termoelétrica, inversor de energia, tudo isso com foco em preservação e economia!
“Este aprendizado os acompanhará e, certamente, se desdobrará em outros que auxiliarão entendimentos futuros também”, relatou a professora Marisa, assistente da turma.
O Sr. Nelson Akimoto, estudante da Fundação Logosófica e um dos proprietários da empresa, guiou a visitação, conduzindo a turma por todos os espaços, passando pela sala de projetos, administração, área de cafezinho e espaço cultural. Em cada um dos ambientes foi possível observar e aprender sobre a geração e consumo consciente dos recursos naturais como luz solar, vento e água das chuvas.
As crianças ouviram muito interessadas e fizeram perguntas também. O aluno Ricardo Rossi comentou: “É uma empresa do futuro, tem muitas coisas!”. Já a aluna Natália A. de Lima questionou sobre quantas placas solares são necessárias para abastecer uma residência e se é necessário complementar com outro tipo de energia, como por exemplo, a fornecida pela companhia abastecedora.
Na visita, o Sr. Anibal Rosa Vargas (engenheiro elétrico) que também é estudante de Logosofia, mostrou para a turma o site da empresa e o um link que permite, a qualquer pessoa, acompanhar o monitoramento online da geração de energia elétrica pela empresa, através de placas solares e geradores eólicos instalados no local. Todos ficaram impressionados, pois é possível visualizar o quanto foi gerado de energia e comparar períodos de diminuição ou ausência de luz solar com aqueles de maior pico na região em que a empresa encontra-se instalada.
O passeio foi avaliado por todos como muito produtivo. Com o aprendizado, a visita gerou um estímulo para as gerações futuras à preservação e utilização dos recursos naturais de forma consciente!