7º Ano apresenta passagens do livro “O Homem que Calculava” de forma criativa
A turma do 7º Ano desde o início do ano letivo, realiza durante as aulas de Matemática, leituras individuais e coletivas do livro O homem que calculava, de Malba Tahan.
Segundo Smole (1997, p. 12):
Integrar literatura nas aulas de Matemática representa uma substancial mudança no ensino tradicional da matemática, pois, em atividades deste tipo, os alunos não aprendem primeiro a matemática para depois aplicar na história, mas exploram a matemática e a história ao mesmo tempo.
Nesta perspectiva, as aulas de Matemática ganham este importante recurso para “fazer Matemática” em sala de aula, tornando o ensino prazeroso e significativo.
Durante as leituras em sala, surgiu a ideia de os alunos apresentarem alguns capítulos do livro de forma diferenciada e criativa, pois as passagens e desafios foram intercambiadas no coletivo.
Assim, cada grupo deveria criar a apresentação de determinado capítulo podendo ser realizada em forma de teatro, vídeos ou outras situações. O objetivo era apresentar de forma criativa, fazendo com que todos entendessem aquela passagem e se interessassem por ela.
Foram várias as formas de apresentação, algumas muito criativas, demonstrando dedicação e envolvimento por parte dos alunos: teve vídeos simulando como se fossem para algum canal do youtube; animação criada pelos próprios alunos (precisaram desenhar as cenas, criar os efeitos visuais, encaixe da narração nas cenas) o que necessitou de um tempo de preparação e muito empenho!
“As apresentações foram surpreendentes!”, relatou a professora da disciplina, Cleizer Léia C. Ecker, verificando o resultado dos trabalhos.
A Pedagogia Logosófica, enquanto ensina, leva o aluno a pensar, realizar e faz feliz!