Infantil 4 inicia coleção de “pedras preciosas”
No segundo semestre letivo, a turma do Infantil 4A, das professoras Débora Bortolotto, Thainá C. Restelli e Eliza V. Bosch,i e o Infantil B, das professoras Sabrina Variani e Mylene C Perin, começaram a colecionar pedras preciosas.
O ponto de partida foi a observação, entusiasmada, dos alunos procurando “pedrinhas” pelo terreno do Colégio.
O que torna uma pedra preciosa? Quais os critérios? Para as turmas do Infantil 4, pedras preciosas são as pedras com formatos, cores e tamanhos diferentes.
“Diante desta atividade trabalhamos diversos aspectos da Matemática, como quantidade, tamanho (menor, maior, pequena, grande), ordem crescente e decrescente, além de associar as pedras a cada um de nós, em como nos lapidar para sermos cada dia melhor”, relatou a professora regente da turma, Sabrina. “Durante quatro semanas, as crianças trouxeram suas pedras, e então contávamos, organizávamos por tamanho e conversávamos sobre vários aspectos relacionados ao tema”.
Além dos aspectos físicos, a turma foi convidada a pensar além: o que temos de precioso dentro de nós? Bons pensamentos, sentimentos e atitudes... Ações que nos fazer ser melhor do que fomos ontem... Superações... Vontade de aprender... E outros aspectos!
A turma do 6º Ano viajou para Ametista do Sul (RS) e, demonstrando generosidade e interesse com os alunos menores, trouxeram algumas pedras especiais. As crianças vibraram com as curiosidades que o 6º Ano contou e demonstraram muita gratidão por cada pedrinha que ganharam.
Segundo as docentes, essa foi uma atividade muito significativa para a turma, pois todos aguardavam ansiosos pelo dia de contar e ver as pedrinhas que cada amigo trouxe para colaborar com a coleção de pedras preciosas.
Foi estudo lindo, que propiciou ir além dos conteúdos curriculares!