6º Ano pesquisa a própria história
A professora de História do Ensino Fundamental 2, Aline Cristine Bürgel, lançou um desafio já nas primeiras semanas de aula para os alunos do 6º Ano: fazer uma entrevista com um familiar. Na entrevista, deveriam fazer perguntas pré-estabelecidas em sala de aula e outras mais que tivessem interesse. Em seguida, o próprio aluno deveria responder às mesmas perguntas.
Partindo do princípio de que a História faz a análise das mudanças e permanências, a atividade teve por objetivo pensar na Micro História (história de cada um), levando os alunos a perceber as mudanças e permanências a partir da comparação dos seus hábitos com os de pessoas de gerações anteriores, associando o conteúdo estudado com a trajetória de vida de cada aluno e sua família.
A professora avaliou a atividade de forma positiva, explicando que “os alunos tiveram que entrevistar pessoas, pesquisar sobre fatos da vida para, depois, compará-los com a sua, gerando novos conhecimentos e descobertas sobre a própria vida e a vida dos demais”.
Muitos alunos comentaram, por exemplo, que descobriram coisas sobre seus pais que ainda não sabiam, como seus gostos pessoais e coisas que faziam. Para a Pedagogia Logosófica, essa união dos tempos através do conhecimento da própria herança colabora para o conhecimento de si mesmo.