3º Ano constrói gráfico sobre o tempo de decomposição de materiais na natureza
Com os objetivos de ler e interpretar dados numéricos com três e quatro algarismos e identificar regularidades em uma sequência numérica, a professora de Matemática do 3º Ano, Kamila Pavi, preparou uma atividade para os alunos.
A partir de um infográfico apresentado no livro didático sobre a reciclagem e o meio ambiente, a professora propôs uma pesquisa sobre o tempo de decomposição de alguns materiais na natureza, tais como: papel, plástico, madeira, chiclete, garrafa pet, dentre outros.
Após a pesquisa, as crianças, em sala de aula, colaboraram na construção de um gráfico onde foram apresentadas as informações coletadas. Com isso, puderam comparar quais materiais levam mais tempo para se decompor e refletiram que, com o tempo médio de vida das pessoas, 450 anos para a decomposição de um material é muito tempo. “Nossa! O vidro pode levar mais de 1000 anos para se decompor!”, falou surpreso o aluno Frederico Rigon.
Os alunos também perceberam como ficam dispostas as informações em um gráfico, o que é necessário para construí-lo e como organizar os dados em uma sequência. O aluno Germano Bernardon, ao observar o gráfico, manifestou “Olha! Os números estão de 50 em 50.”
“Essa atividade levou os alunos a refletirem sobre a diferença de reciclar e reutilizar, sobre a quantidade de lixo produzida em cada família, a importância de diminuir o consumo e quais seriam outras alternativas de materiais para diminuirmos o consumo do plástico, por exemplo”, relatou a professora Kamila.