2º Ano realiza pesquisa de campo observando os seres vivos e não vivos
A turma do 2º Ano realizou um passeio pelo espaço da escola, identificando nas paisagens os seres vivos e não vivos. Recolheram alguns materiais para posteriormente identificar a origem, dividindo-os em mineral, vegetal ou animal.
Antes de iniciar o passeio, cada criança recebeu uma prancheta, onde precisavam anotar o que era vivo e não vivo. Foi lindo observar a alegria e expectativa dos alunos, uns anotando em pé, outros sentados! A cada descoberta era um aprendizado novo:
- “Eu estou adorando esse passeio!”
- “Preciso procurar coisas interessantes e não tudo igual!”
- “Professora, a madeira é viva ou não é?”
Neste primeiro momento, as professoras explicaram que as crianças deveriam realizar o movimento de pensar, sem receber respostas imediatas. Só depois de realizado o passeio é que foi o momento de pensarem juntos e esclarecer as dúvidas.
“Nosso objetivo com essa pesquisa foi despertar o senso crítico das crianças, ampliando os horizontes através da observação atenta e buscar elementos significativos que fazem sentido no cotidiano delas! A turma vibrou com a experiência!”, relatou a professora Susana T. Lazzarotti, regente da turma.