Infantil 5B observa as construções do Colégio
A turma do Infantil 5B, das professoras Daniela Schiavini Müller e Amanda Popiolski, foi estimulada a observar as transformações que ocorreram no decorrer dos anos no Colégio, por meio de uma fotografia aérea da escola de 2015.
“Como podemos descobrir se essa foto é atual? Os espaços são os mesmos de hoje? O que recordam que tem de diferente? Qual é o lugar que está em construção? Esse lugar é perto ou longe da nossa sala de aula? Como podemos chegar mais rápido lá? Como poderíamos medir a distância da nossa sala de aula até a construção? É possível fazer essa medida usando o nosso corpo? Como?” Estes foram alguns dos questionamentos feitos pelas professoras para estimular as crianças a pensarem.
Na fotografia, os alunos identificaram dois trajetos para chegar à construção do novo prédio: o Caminho vermelho e o Caminho azul. A turma decidiu medir a distância da sala até este local utilizando cordas e com os passos da professora Daniela.
Na realização da atividade, o interesse e a curiosidade dos alunos ampliaram e eles passaram a perguntar e procurar responder outras questões como: “Qual o caminho mais curto? Qual o caminho mais longo? Quem vai estudar neste espaço? Quantas salas haverá neste bloco?”.
Na construção do novo prédio, as crianças tiveram a oportunidade de conversar com o engenheiro Guilherme Minozzo, que apresentou os espaços da construção, os profissionais envolvidos e ainda mostrou a planta da construção, ressaltando que foi necessário fazê-la antes da execução da obra.
“Tanto em nós, adultos, como nas crianças foi possível observar a alegria, o interesse em saber o que é cada espaço. Muitas crianças já falam que nos próximos anos estarão estudando naquelas novas salas e utilizando a cozinha experimental”, relatou a professora Daniela, regente da turma.
Ao retornar para a sala de aula, a professora lançou um desafio matemático: “Totalizamos 38 cordas no Caminho vermelho e 244 passos no Caminho azul. Sendo que a corda mede 4 passos da professora Daniela, qual foi o caminho mais longo?”.
Foi uma grande oportunidade de aprender através da observação e conquista do conhecimento, que é o tema do mês de fevereiro da agenda do Sistema Logosófico de Educação.