Infantil 5B estuda sobre os frutos e se surpreende!
As tardes do Infantil 5B estão sendo surpreendentes, pois a cada dia conquistam novos conhecimentos para o desenvolvimento do seu físico e de sua vida!
Após realizarem um estudo sobre a importância de comer salada, os alunos demonstraram interesse em aprender porque o tomate é um fruto e não um legume. Para iniciar a investigação, as professoras Daniela Schiavini Müller e Amanda Popiolski, levaram para a turma um pé de tomate e diferentes tipos de tomates, com o objetivo de observar e analisar suas características como textura, cor, folhas, sementes. Alguns questionamentos foram levantados pela professora: “Tomate é um fruto? Por quê? Onde nasce o fruto? Qual a diferença entre fruta e fruto?”
No primeiro momento, as professoras estimularam as crianças a realizarem o movimento de pensar, sem dar respostas imediatas. Depois da turma saborear dois tipos de tomates (Sweet Grapese e Carmem), as professoras ouviram as hipóteses das crianças e esclareceram as dúvidas, ensinando, nesse momento, porque o tomate é um fruto.
Ampliando o estudo, as crianças realizaram uma técnica de pintura, utilizando bolinhas de gude e as cores observadas no tomate: vermelho, verde e marrom (raiz).
Para culminar a atividade, os alunos fizeram a representação de um pé de tomate, utilizando carambolas para carimbar. A cada descoberta era um aprendizado novo:
“Professora, o tomate é um fruto, pois ele tem sementes e nasce do ovário da flor.”
“O tomate ajuda a controlar o açúcar no sangue.”
“O tomate faz bem para os ossos, o coração e a visão.”
“Se ficar na dúvida se é fruto ou legume, é só abrir e ver se tem semente.”
“Foi lindo observar a alegria e expectativa das crianças!”, relatou a professora Daniela, regente da turma.