Infantil 1 compreende que brincar é se relacionar!
Com o objetivo de propiciar às crianças do Infantil 1 um ambiente agradável e diferenciado fora de sala de aula, numa sexta-feira ensolarada, as professoras Katrine Fernanda Machado e Eduarda Slivinski Bertazi, conduziram as crianças até o deque da escola, para realizar a atividade Brincar Heurístico.
Essa proposta possibilita o brincar baseado na exploração, na criatividade e na curiosidade dos pequenos, sem a intervenção dos adultos, oportunizando o contato com vários materiais que temos em casa e que usamos no dia a dia.
Ao chegar no ambiente do deque, que já estava preparado para receber as crianças, elas foram convidadas a tirarem o calçado, propiciando assim maior contato com todos os materiais disponíveis. No espaço havia 4 tatames, e sob eles estavam dispostos latas, colheres de polenta, forminhas de gelo, rolos grandes, copinhos de iogurte, colheres pequenas de café e bacias de vários tamanhos.
Todos muito curiosos com aqueles objetos, as crianças ficaram à vontade e foram escolhendo aqueles que queriam para brincar. Alguns se sentaram sobre o tatame para pegar o maior número de colheres possíveis, outros pegaram os rolinhos e os transformaram em pequenas lunetas; alguns entraram nas bacias e produziam com a boca vários sons, parecendo estar dentro de carros.
Foi uma alegria! Algumas crianças fizeram das latas grandes panelas, e com auxílio das colheres de polentas, utilizando farinha e um pouquinho de água, se tornaram mini chefes de cozinha. Por outro lado, outros se divertiram colocando a farinha dentro das bacias e virando sobre si mesmos. As gargalhadas eram contagiantes.
Assim, a tarde foi vivida com várias descobertas e muita imaginação: as risadas, as falas, os olhares, foram dicas de que a atividade estava muito agradável e, para culminar a atividade de forma especial, a turma recebeu a visita inesperada de algumas borboletas e formigas que por ali passavam.
O objetivo da atividade foi atingido com êxito, pois a turma toda se relacionou muito bem uns com os outros e com os materiais dispostos. “A relação foi muito agradável, permitindo-nos anotar, perceber e observar a relação que as crianças tinham umas com as outras e com as professoras”, relatou Luciana Peretti, regente da turma.