Jogos de Português favorecem a aprendizagem e a vinculação no 7º Ano
Os alunos do 7º Ano, desafiados pela professora de Língua Portuguesa, Juliete Ilha Partichelli, construíram jogos sobre as dez classes de palavras abordadas desde as Séries Iniciais do Ensino Fundamental 1.
Entre os objetivos principais da atividade, além de compreender os conceitos de maneira significativa, estava o de levar os jogos produzidos a outras turmas do Ensino Fundamental 1 e 2, proporcionando a aprendizagem de forma lúdica e interativa entre as turmas.
A partir disso, os alunos do 6º Ano foram convidados a iniciar a experiência. As duas turmas se dividiram em grupos, o mentor do jogo explicava e em seguida eles jogavam, testando o conteúdo aprendido.
Como segunda etapa, o 7º Ano adaptou os jogos para trabalhar com o 2º Ano do Fundamental 1. Essa experiência foi bem desafiadora, já que os adolescentes precisaram compreender as dificuldades e limitações dos menores para desenvolver o jogo de forma eficiente, alcançando assim os objetivos.
Foi uma ótima experiência para quem estava na organização da atividade. Para os alunos das outras turmas foi uma forma divertida de aprender, com a colaboração dos amigos a quem admiram! Teve jogo de memória dos adjetivos, UNO dos substantivos, mico dos pronomes, batalha naval dos artigos; dominó dos verbos, detetive com os advérbios...
Esse foi um momento de aprendizagem, pensado para transcender conteúdos curriculares, pois além de fixar o conteúdo, ampliaram os laços de amizade e colaboração, aspectos trabalhados na Pedagogia Logosófica.
González Pecotche, autor da Logosofia, ensina: “Se querem expandir a vida mais ainda, unam à própria alegria a alegria do semelhante. Unam o próprio esforço ao de outros e sentirão, assim, que a vida ganha mais corpo, porque o que os demais sentem, por reflexo sentirão também. É como se todas as vidas se constituíssem numa só, gigantesca”.