3º Ano estuda sobre as horas participando de jogos interativos
Reconhecer as horas parece algo simples, principalmente quando usamos um relógio digital. Mas como ensinar às crianças a identificar as horas no relógio analógico? Qual é a importância desse conhecimento na vida delas?
Aprender a ler e a registrar medidas e intervalos de tempo utilizando relógios (analógico e digital) vai muito além de uma simples conta matemática. São medidas que servem para informar os horários de início e término de uma atividade, sua duração, reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.
Os alunos do 3º Ano aprenderam esse conceito através de aulas interativas, a partir de jogos e situações-problemas realizados pela professora de Matemática, Amanda Popiolski. Além disso, a turma confeccionou relógios, para que pudessem manuseá-los e compreender a lógica que envolve esse conhecimento.
Para exemplificar, uma das reflexões feitas com a turma foi de que uma partida de futebol com início às 16h30min teria um intervalo para descanso após 45 minutos. Qual seria o momento exato do intervalo? Os alunos observaram que para solucionar esse problema foi preciso compreender quantos minutos cabem em uma hora e realizar uma operação de subtração e outra de adição.
Para culminar a atividade, a turma foi desafiada a usar a agilidade mental e motora, por meio da brincadeira Que horas são?. Para isso, a turma foi dividida em duas equipes e, em fila, um componente de cada equipe deveria correr até o relógio construído com bambolês e marcar as horas que a professora solicitava. Após registrar as horas, deveria retornar ao fim da fila para dar a vez ao próximo colega. Venceria a equipe que concluísse mais rapidamente a atividade e com mais números de acertos.
“As crianças vibraram ao compreender esse raciocínio e perceberam a importância desse conhecimento que, como os demais, ampliam a vida!”, manifestou a professora Amanda.