Infantil 2A e 2B são estimulados a explorarem diferentes texturas e sensações
As turmas do Infantil 2A, das professoras Mirian Garcia e Caroline de Paula Ferraz, e do Infantil 2B, das professoras Débora R. A. B. da Silva e Rozeli de F. Cardoso, tiveram a oportunidade de vivenciar novas descobertas através de estímulos sensoriais, ampliando o conhecimento por meio das diferentes texturas que estão disponíveis no espaço do Colégio.
As intervenções pedagógicas do projeto aconteceram no decorrer do primeiro semestre. Neste período, foi possível trabalhar os aspectos individuais dos alunos com relação à colaboração, suavidade, limites e atenção.
“Considerando que o desenvolvimento na Educação Infantil depende das oportunidades de aprendizagens oferecidas pelo mundo que as cerca, apresentar às crianças diferentes materiais é uma maneira de ampliar sua capacidade de expressão e de contemplar as inúmeras possibilidades que se apresentam diante das atividades que envolvem os sentidos”, relatou a professora Débora. Pensando nisso, as professoras planejaram ações que possibilitassem momentos prazerosos de aprendizagem, onde as crianças pudessem aprender um pouco mais, através das analogias apresentadas.
Em sala de aula, os alunos observaram durante o lanche, diversas frutas e suas diferenças, algumas com a casca lisa, outras ásperas, formatos diversos, o que motivou a experimentação das mesmas. Em um dos momentos mais apreciados por eles, foi realizada a atividade sensorial com farinha, amido de milho, arroz, sementes de girassol, entre outros itens, possibilitando o manuseio e observação por parte dos educandos. Já em outra aula, utilizou-se uma caixa sensorial com diferentes conteúdos surpresa, os quais também tiveram que manusear.
Os alunos do infantil 2A e 2B provaram estar muito atentos quanto à percepção olfativa, demonstrando concentração ao cheirarem alguns frascos sem visibilidade dos produtos apresentados. Outra atividade marcante para os pequenos, foi quando brincaram com amido de milho e água. Eles sentiram a textura e se expressaram verbalmente de modo criativo e alegre. Entretanto, a temática trabalhada não acabou assim! Eles tiveram que colocar a “mão na massa”! Com a mediação das professoras, fizeram bolacha caseira para saborear no final da atividade.
Ainda acerca dos estímulos sensoriais, ao passearem pela área externa da escola com a finalidade de descobrir texturas, as crianças puderam explorar com as mãos a grama, com a sua flexibilidade e maciez, as pedras que diferentemente são duras, cascas de árvores, areia e terra, ampliando o conhecimento de forma divertida.
Além da visita ao jardim, onde os pequenos exploradores puderam observar as diferenças e compará-las, a turma passou pela trilha sensorial, experimentando diversas sensações com as mãos e os pés. Foram instigados também a se expressarem de acordo com suas percepções a cada material analisado. Enquanto seguiam a caminhada, as professoras apresentavam algumas analogias, como ser suave como a grama, como as flores... Assim, é possível fazer relação com as atitudes de convivência, estimulando os alunos a pensarem sobre si mesmos e sua relação com o outro, reafirmando os valores para a vida.