3º Ano adquire noções espaciais brincando de Caça ao Tesouro
A turma do 3º Ano vem aprendendo nas aulas de Matemática sobre localização e movimentação. Para ampliar o estudo de mapas e GPS, a professora Amanda Popiolski desafiou os alunos a elaborarem um caça ao tesouro.
Dessa forma, a turma foi dividida em quatro grupos. Cada um deles precisou construir um mapa da sala até o campo do Colégio, com objetivo de aprender alguns recursos necessários para a leitura cartográfica. Além disso, os grupos precisaram escrever cinco pistas utilizando orientações espaciais. Foi um momento de muita interação e trabalho em equipe, pois todos precisavam colaborar na atividade.
Na aula seguinte, foi o momento dos grupos trocarem os mapas e a primeira pista depois de analisar o percurso, bem como os possíveis lugares onde as pistas e o tesouro poderiam estar. Chegou a hora de ir à busca do tesouro!
Na sequência, as equipes enumeraram os pontos de referência do seu mapa e a professora Amanda explicou sobre a importância da medida padrão e a necessidade de usar linguagem clara e objetiva para descrever os locais.
“A atividade cumpriu o objetivo de trabalhar com as crianças a lateralidade, fazendo com que aperfeiçoem as noções de direção e de localização. O que se destacou na experiência, mais do que ir em busca do tesouro, foi a oportunidade que as próprias crianças tiveram de realizar um trabalho em conjunto, escolher um local do colégio adequado para colocar a surpresa e pensar em qual seria a trajetória que deveria ser percorrida para chegar ao destino, elaborando uma lista de indicações de direção, assim como o GPS faz. Quantas competências aprendemos nesta atividade!” declarou a docente.