4º Ano realiza piquenique com referências indígenas
Ao estudar sobre o processo de formação do povo brasileiro analisando o passado, refletindo sobre o presente e projetando o futuro, a turma do 4º Ano estudou como era a vida dos indígenas que viviam no território brasileiro antes da chegada dos portugueses: quais eram as tribos que viviam aqui, que línguas falavam, como era a organização das aldeias, a vida diária e sua alimentação.
Com o objetivo de valorizar a influência da cultura indígena na formação da cultura do povo brasileiro, na tarde de 11 de julho a turma realizou um piquenique. Com a colaboração das famílias, cada criança ficou responsável por trazer um prato para a escola com referência indígena. E assim foi: bolo de milho, bolo de aipim, cookies de castanha-do-pará, torta de palmito, suco de maracujá e açaí, pinhão, amendoim, castanhas, além de uma fogueira para assar milho e sapecar pinhão.
“Além de provar os alimentos, as crianças puderam experimentá-los de uma forma diferente. Por exemplo, abrir o pinhão na casca, comer o maracujá na própria fruta, saber se o milho estava assado ou não”, compartilhou a professora Kamila Pavi.
“Ficamos felizes em perceber que as crianças relacionaram os conhecimentos trabalhados nas aulas de Ritmos e Música. Ao se aproximarem da mesa do piquenique, começaram a cantar a música Tu tu tu Tupi, de Hélio Ziskind, com a qual criaram uma coreografia com a professora de Ritmos, Débora Moschetta. Após o piquenique, alguns alunos pegaram instrumentos indígenas disponíveis e começaram a criar um som. É gratificante observar que as aprendizagens vão se relacionando ao longo do processo escolar”, complementou a professora.
“[...] Jabuticaba Caju Maracujá
Pipoca Mandioca Abacaxi
é tudo tupi
tupi guarani [...]”