Alunos do 3º Ano aprendem multiplicação preparando panquecas
Com o objetivo de aprofundar os estudos sobre multiplicação associada à ideia de combinação de possibilidades, os alunos do 3º Ano, com a professora Amanda Popiolski, colocaram a mão na massa!
Sob a orientação da professora, os alunos prepararam três opções de massa para panquecas (tradicional, com beterraba e com couve), quatro opções de recheio salgado (carne moída, frango, milho e requeijão) e 4 opções de recheio doce (banana, abacaxi, leite condensado e creme de leite).
“Se temos 3 opções de massa e 8 opções de recheio, nós temos 24 opções de panquecas!”, concluíram os alunos durante a atividade. “Mas eu não posso comer o requeijão, então tenho 21 opções de panqueca!” manifestou Guilherme Horst Krug.
As crianças também retomaram os conceitos de dobro e metade/meio, além de fazer comparações entre as quantidades. “Se esses ingredientes são para 15 panquecas, precisamos dobrar a receita, para que todos possam comer!”.
Foram diversas as relações sobre o conteúdo estudado e a prática da culinária. As crianças exercitaram a autonomia ao escolher e preparar sua panqueca, a paciência, a tolerância, o trabalho em equipe e a generosidade ao aguardar que todos escolhessem sua massa e recheio.
“A cozinha é um laboratório. E como não poderia deixar de ser, é um amplo espaço para aprender Matemática. Desta forma, os alunos aprimoram seus conhecimentos na disciplina, fazendo ligações com o que estudamos em sala de aula. Além disso, trabalhamos a colaboração e o quanto cada um pode acrescentar de bem na vida do outro, tudo na medida certa. Aprender assim ficou muito mais divertido e saboroso!”, registrou a professora Amanda.