“Onde moro”: brincadeira que virou estudo no 1º Ano
Na turma do 1º Ano, a brincadeira de casinha ganhou destaque como aula prática no estudo sobre Onde Moro - Moradias e localização espacial. Através da brincadeira foram desenvolvidos conceitos de projeto, planta baixa de uma residência, cômodos mais comuns nas moradias, objetos que caracterizam cada cômodo e noções espaciais, de direção e organização.
A turma foi estimulada a construir ambientes de uma casa na sala de aula. Foram demarcadas as divisões dos cômodos com fitas no chão e os alunos, divididos em grupos, ficaram responsáveis em pensar, planejar, organizar e decorar o cômodo escolhido e, depois, justificar as escolhas dos objetos escolhidos para cada cômodo. Dessa forma demonstraram a compreensão de que cada cômodo possui especificidades.
Na “casa” do 1º Ano, os cômodos escolhidos foram: cozinha, sala, quarto, escritório e banheiro.
“Foi muito interessante observar as crianças organizando os diferentes espaços, conciliando as ideias de cada um. E depois, ver a sala de aula se transformando em uma grande casinha de brincar!”, relatou a professora Marta Solforoso, regente da turma.